III Seminário de Pesquisa em Educação e Educação Profissional e Tecnológica - SEPEDUC
Informações
Data do evento
14/12/2023 09:00 a 15/12/2023 18:30
Endereço(s)
Canal oficial do PPGET/IFTM no YouTube e links do Google Meet
Carga Horária
15 horas.
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET-IFTM- Campus Uberaba), juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT – Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, realizam, em 2023, o III Seminário de Pesquisa em Educação e Educação Profissional e Tecnológica – III SEPEDUC, com o propósito de congregar e divulgar os projetos de pesquisa, trabalhos concluídos e produtos técnicos-tecnológicos de seus estudantes em torno das temáticas e linhas de pesquisa vigentes. O SEPEDUC conta com a participação de leitores externos, indicados pelos professores do programa, que debatem os projetos em desenvolvimento ou concluídos, contribuindo para o amadurecimento acadêmico de todos os envolvidos. O III SEPEDUC contará, também, com a Mostra de Produtos Técnicos-Tecnológicos, exigidos para os mestrados profissionais nas áreas de Educação e Ensino. Serão momentos de divulgação e exposição de produtos desenvolvidos no âmbito dos programas profissionais, bem como de outros produtos desenvolvidos em programas externos. Neste ano de 2023, em sua 3ª edição, o evento acontecerá de forma remota e discutirá o tema “A importância dos conhecimentos pedagógicos para os professores das áreas técnicas e no contexto da Educação Profissional e Tecnológica”. Assim, com a instituição de uma política de eventos promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET-IFTM) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT-IFTM), pretende-se fomentar oportunidades de interação, desenvolvimento e intercâmbios acadêmicos e profissionais, cada vez mais correntes e sistematizados, em busca do fortalecimento de um espírito investigativo institucional e coletivo. O evento contará com cinco atividades: uma mesa de abertura, três sessões de comunicação oral e uma mostra de produtos técnicos-tecnológicos. O III SEPEDUC será 100% online e transmitido pelo canal do PPGET no Youtube. O evento é totalmente gratuito e dará direito à certificação para ouvintes. Para receber o(s) certificado(s), o participante deverá estar inscrito obrigatoriamente no evento e na(s) atividade(s) de interesse, bem como registrar a presença em formulário disponibilizado. As inscrições para ouvintes poderão ser realizadas no seguinte link: https://iftm.edu.br/eventos/iiisepeduc/ Maiores informações estão disponíveis na página do evento: https://iftm.edu.br/sepeduc/. Dúvidas poderão ser encaminhadas para o email: ppget.iftm@gmail.com.
Cronograma
Data | Descrição |
---|---|
14/12/2023 09:00 às 12:00 | MESA DE ABERTURA |
14/12/2023 13:00 às 16:20 | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
15/12/2023 09:00 às 12:20 | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
15/12/2023 13:00 às 16:20 | APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
15/12/2023 16:30 às 18:30 | MOSTRA DE PRODUTOS EDUCACIONAIS TÉCNICOS-TECNOLÓGICOS E ENCERRAMENTO |
Programação
Essa atividade tratará das especificidades do "ensinar" na Educação Profissional e Tecnológica.
14/12/2023
09:00
Transmissão pelo canal oficial do PPGET/IFTM no YouTube
Convidados
Mediador(a): Adriano Eurípedes Medeiros Martins
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998); Especialista em Administração Estratégica pela Uniminas (2009); Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002 e 2011). Iniciou em 2015 e conclui em 2016 o pós-doutorado na UFU. Desde 2010 é professor e pesquisador em filosofia, ética, política, direito e educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba. Membro ativo e regular de dois programas de Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM. Desde 2021 coordena o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFTM. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Sociologia, Direito e Educação Profissional e Tecnológica. Estuda e pesquisa principalmente os seguintes autores e temas: Giambattista Vico, Renée Descartes, Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Nicolau Maquiavel, Álvaro Vieira Pinto, Política, Ética, Direito e Educação Profissional e Tecnológica.
Palestrante: Alexandra Bujokas de Siqueira
Graduada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (1991-1994), fez mestrado em Educação pela Unesp (1995-1998) e doutorado em Educação Escolar pela mesma universidade (2001-2005). Fez doutorado sanduíche (2004) e pós-doutorado (2006-2007) na The Open University (Inglaterra). Foi pesquisadora visitante do London Knowledge Lab do Instituto de Educação da Universidade de Londres (2011-2012). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, onde ministra disciplinas sobre leitura crítica da mídia (bacharelado em Serviço Social) e uso de mídias na educação (licenciaturas em História e Geografia). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, coordena o Laboratório de Mídia-educação e é líder do grupo de pesquisa "Bruxas Educadoras: educação, mídia e feminismos". Foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig (2014-2016) e, atualmente, desenvolve projetos de pesquisa em Alfabetização Midiática e Informacional, Educação Aberta e Pedagogia Feminista.
Palestrante: Gabriel Humberto Munoz Palafox
Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física - ESEF do México (1977-1980), Mestre em Supervisão e Currículo (1989) e Doutor em Educação e Currículo (2001), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Pós-doutor pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (2019). É Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, lotado na Faculdade de Educação Física - FAEFI e professor permanente, membro da linha de Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU. Atua nas áreas de: Planejamento e Metodologias do ensino da Educação Física Escolar; Metodologia do Ensino da Educação Popular; Formação Continuada de Professores/as; Políticas Curriculares e Políticas Públicas e Gestão da Educação. Foi membro fundador do Núcleo de Estudos em Planejamento e Metodologias da Cultura Corporal - NEPECC da FAEFI/UFU, hoje denominado nos grupos Lattes/CNPq como LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO - LAFEFI. Assessora entidades e movimentos sociais na área planejamento de políticas públicas. Foi Pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFU nas gestões 2001-2004 e 2005-2008. Foi membro fundador e coordenador Geral do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários - CIEPS/UFU no período 2008-2012. Entre 2004 e 2018 atuou no processo de implantação e desenvolvimento de empreendimentos populares no contexto da Economia Solidária em Uberlândia e região. Coordenou o Programa de extensão em articulação com pesquisa e ensino de desenvolvimento da Qualidade Ambiental em assentamentos da agricultura familiar (2015-2018). Desde 2017 coordena projetos de extensão nas áreas de futsal e futebol de base (crianças, jovens) em parceria com entidades da sociedade civil de Uberlândia.
Palestrante: Tereza Kelly Gomes Carneiro
Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia -UFBA (2014) e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2005). É Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA Campus Camaçari. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (1997). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Batista Brasileira- FBB (2011). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Informação e Educação - Ticase do IFBA. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do IFBA. Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais de Magistério da Educação Básica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/IFBA. Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Tecnologia Social e Educacional, atuando com os seguintes temas de pesquisa: Educação; Ensino, Educação Profissional, Estágio Supervisionado; Educação Tecnológica e Educação a Distância. Estuda nas seguintes linhas de pesquisas: Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT; Tecnologia, Informação e Educação e Educação e Tecnologia.
SALA 01. As sessões de comunicação ocorrerão pelo Google Meet. Haverá transmissão aberta pelo canal do YouTube APENAS de três sessões específicas de comunicação (Salas 01, 09 e 17). Cada apresentador terá 10-12 minutos de apresentação e receberá o feedback dos docentes da sala, todos doutores. É um momento profícuo de discussões, sugestões e enriquecimento das propostas de pesquisa.
14/12/2023
13:00
Transmissão pelo canal oficial do PPGET/IFTM no YouTube.
Convidados
Mediador(a): Elisa Antônia Ribeiro
Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá – UNIARAXÁ (1989), Especialização em Gestão de Instituições Educacionais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG (1999), Mestrado em Tecnologia/Área de concentração - Educação Tecnológica pelo CEFET/MG (2002), Doutorado em Educação pelo Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2010) e Pós-doutorado pela UFU. Professora e Pesquisadora em regime de dedicação efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM. Atua como docente permanente no Curso de Licenciatura em Computação e nos cursos de pós-graduação lato sensu. Professora nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Educação Tecnológica e Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal - ProfEPT. Possui experiência no magistério do nível fundamental e educação superior, em direção geral de instituição, gestão acadêmica e pedagógica de cursos de graduação, em coordenação de avaliação institucional e assessoria educacionais com ênfase em avaliação das aprendizagens, de instituições, programas educacionais e gestão educacional. Participa como membro do banco de avaliadores da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - INEP.
Debatedora: Sálua Cecílio
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino (1971), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999). É docente de tempo contínuo na Universidade de Uberaba, no Programa de Pós-graduação em Educação. Desde 2017, também atua como coordenadora dos seus cursos de mestrado e doutorado. Ainda em âmbito institucional, integra o Comitê de Ética em Pesquisa com seres Humanos e nele atua também como vice-coordenadora e é membro ad hoc do Comitê Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. Integrou o Conselho Universitário da UNIUBE no período de 2017-2021. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho docente, Tecnologias e Subjetividade (GEPETTES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento profissional e trabalho docente na contemporaneidade. Tem experiência na área de Psicologia Social e Sociologia do Trabalho, com ênfase em Trabalho, Tecnologia e Subjetividade, atuando principalmente no ensino e na pesquisa sobre os seguintes temas: educação, trabalho docente, trabalho, subjetividade e professores; ensino superior; trabalho e processo saúde e doença; pesquisa em educação e epistemologia e pesquisa em educação.
Debatedor: Wilson Augusto Costa Cabral
Doutor em Educação na linha Trabalho, Sociedade e Educação do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED/FACED/UFU. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES Campus Ibatiba. Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação - GPEDE. Membro do Grupo de Pesquisa do Caparaó. Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, com reconhecimento no Brasil pela PUC-RJ como Mestre em Teologia Bíblica. Graduado em Filosofia e Teologia pela FAJE - Faculdade dos Jesuítas. Foi Secretário de Saúde e Gestor do SUS no Município de Caiana nos anos de 2010 e 2011, sendo também Secretário de Trabalho e Ação Social do mesmo município em 2011 e 2012. Trabalhou como Diretor-Administrativo da Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana - FUMAPH. Lecionou na FAJE, em Belo Horizonte, na Faculdade DOCTUM, na FAVALE em Carangola e na FACIG - Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, MG. Atuou como professor EBTT no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. Foi editor do Jornal O LUTADOR, de Belo Horizonte (de 2008 a 2010); editor da Revista Atualização (de 2008 a 2010) e Diretor-Editor do Jornal Tribuna do Leste (2012-2014), atuando também no Departamento de Jornalismo da Fundação Expansão Cultural.
SALA 09. As sessões de comunicação ocorrerão pelo Google Meet. Haverá transmissão aberta pelo canal do YouTube APENAS de três sessões específicas de comunicação (Salas 01, 09 e 17). Cada apresentador terá 10-12 minutos de apresentação e receberá o feedback dos docentes da sala, todos doutores. É um momento profícuo de discussões, sugestões e enriquecimento das propostas de pesquisa.
15/12/2023
09:00
Transmissão pelo canal oficial do PPGET/IFTM no YouTube
Convidados
Debatedor: EDSON MACIEL PEIXOTO
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Linha de Pesquisa História, Sociedade, Culturas e Políticas Educacionais; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Área de Concentração: Gestão Pública da Educação Profissional, na linha de pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas de Visconde do Rio Branco (1989). Atualmente é professor titular da carreira de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Cachoeiro de Itapemirim onde também exerce o cargo de Diretor-Geral no quadriênio 2017-2021. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação profissional e Tecnológica - ProfEPT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas Educacionais, Gestão Democrática da Educação, Legislativo Municipal, Democracia e Financiamento da Educação Básica.
Debatedor: Pedro Donizete Colombo Júnior
Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vinculado ao Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias. Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ensino de Ciências pelo mesmo programa de Pós-Graduação. É licenciado em Ciências Exatas, com habilitação plena em Física e Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de São Paulo. Foi coordenador do Curso de Graduação em Física - Licenciatura (GFL) no período de 2014 a 2016. Foi coordenador do Subprojeto da Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2017 a 2020. Foi conselheiro titular do Conselho Universitário (CONSU) da UFTM de 2016 a 2020. Membro do Conselho Consultivo do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Uberaba/MG - Museu dos Dinossauros. Coordena o Planetário Itinerante da UFTM. Atua como docente permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), no qual é coordenador substituto. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Membro da Red de Investigación Sobre Enseanza de la Investigación (RISEI). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Educação Não Formal e espaços extraescolares, Ensino de Ciências e Divulgação Científica. Dedica-se também a pesquisas na área de formação inicial e continuada de professores.
Mediador(a): Welisson Marques
Pós-doutor em Educação / Análise do Discurso pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Estudos Linguísticos e Mestre em Linguística - fomentado pela CAPES - pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEL/UFU) - Nota 6 Capes/MEC; Especialista em Metodologia do Ensino-Aprendizagem em Língua Estrangeira - Língua Inglesa. Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Uberaba (2004-2007). É, também, Bacharel em Direito e Bacharel em Teologia, e advogado inscrito na OAB-MG. Professor e Pesquisador em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Atua como docente permanente e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (PPGET/MPET/IFTM); no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT); e, também, na Graduação em Letras / Licenciatura Plena em Língua Portuguesa (IFTM/UAB-MEC). É Proficiente em Língua Inglesa pela Universidade de Cambridge (UCLES/CPE) e Universidade de Michigan (Michigan University/ECPE) e em Língua Francesa possui os diplomas DELF (Diplômes d'Études en Langue Française). Tem especial interesse pelas relações entre educação, tecnologias, saberes e poderes e pelas construções de verdades, notadamente sobre aprendizes e aprendizagem de línguas no Brasil. Interessa-se, também, por questões atinentes a diferentes modalidades de discursos e suas relações com a semiologia, a memória e a produção de sujeitos na história. Parecerista ad hoc de revistas científicas na área de Educação e Linguística. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais em português, inglês e francês. É membro da associação internacional REED - Red de Estudios sobre Educación. É coordenador do projeto interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica e a Patton College of Education, da Universidade de Ohio (Estados Unidos). É autor das obras: Análise do Discurso Publicitário de Cursos de Idiomas. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015. 285 p.; Mensalão e Crise Política: o discurso de Veja ao significar o Partido dos Trabalhadores. Curitiba: Editora Appris, 2011. 155 p.; e co-organizador, juntamente com CONTI, Maria Aparecida; FERNANDES, Cleudemar Alves, das obras: Análise do Discurso e Semiologia. Uberlândia, EDUFU, 2015, 369 p.; e, também, Michel Foucault e o Discurso: aportes teóricos e metodológicos. Uberlândia: EDUFU, 2013, 270 p. Ademais, é líder do Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação, cadastrado no CNPq (GPDE/IFTM/CNPq).
SALA 17. As sessões de comunicação ocorrerão pelo Google Meet. Haverá transmissão aberta pelo canal do YouTube APENAS de três sessões específicas de comunicação (Salas 01, 09 e 17). Cada apresentador terá 10-12 minutos de apresentação e receberá o feedback dos docentes da sala, todos doutores. É um momento profícuo de discussões, sugestões e enriquecimento das propostas de pesquisa.
15/12/2023
13:00
Transmissão pelo canal oficial do PPGET/IFTM no YouTube
Convidados
Mediador(a): Geraldo Gonçalves de Lima
Possui Pós-Doutorado (2017), Doutorado (2013) e Mestrado em Educação (2006) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação. É também Especialista em Metodologia do Ensino e Tecnologia para Educação à Distância (2008) pela Faculdade Cidade de João Pinheiro (FCJP), Especialista em História Contemporânea pelo Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) (2003), Licenciado (1999) e Bacharel (1998) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - São Paulo (PUCCAMP - SP). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PEBTT) do Campus Uberaba (Pós-Graduação Stricto Sensu - Programa - Mestrado Profissional em Educação Tecnológica), do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico (Licenciatura em Computação - UAB / Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica / Polo - Programa - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT, sob coordenação do IFES)) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Integrante dos seguintes núcleos e grupos de pesquisa em Educação: Educação e Tecnologia (Mestrado Profissional em Educação Tecnológica) / linha de pesquisa - 3: Gestão das Organizações e Políticas Públicas para a Educação Tecnológica e Profissional; Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação (IFTM); Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Disciplina História da Educação - GEPEDHE / UFU; Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) (Polo - Programa - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT, sob coordenação do IFES). É autor de artigos publicados em periódicos, trabalhos completos em eventos, capítulos de livros e do livro: "Modernidade e Educação no Brasil Republicano: o Grupo Escolar Honorato Borges (Patrocínio/MG, 1912-1930)", publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU) em 2014. Atualmente é membro do corpo editorial dos seguintes periódicos: Cadernos da FUCAMP; Revista Inova Ciência e Tecnologia do IFTM. É revisor "ad hoc" do Boletim Técnico do IFTM; Iniciação e Formação Docente da UFTM; Cadernos de História - UFOP; HOLOS (IFRN); Perspectiva (UFSC); Revista Profissão Docente (UNIUBE); Revista Unión / FISEM; Cadernos de História da Educação (UFU); Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; Revista Educitec (IFAM); Editora UFJF. Integra a Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na linha de pesquisa em História e Historiografia da Educação, e de Filosofia, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação; História da Educação; Políticas Públicas e Gestão das Organizações; História das Instituições Escolares; História das Disciplinas Escolares; Filosofia.
Debatedor: Judith Mara de Souza Almeida
Graduada em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e Pedagogia; especialização em Língua Portuguesa e Literatura; especialização em Informática para deficientes visuais e especialização em educação de surdos. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2008). Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Avançado Piumhi. Atuou como professora de Atendimento Educacional Especializado no Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Araquari. Apresenta experiência com alunos com baixa visão, realizando Avaliação Funcional da Visão e Estimulação Visual numa perspectiva pedagógica, no Núcleo de Tecnologias Avançadas do CAP - Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às pessoas com deficiência visual e, também, como professora formadora na Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, Casa do Educador. Atuou como professora de Atendimento Educacional Especializado na Sala de recursos multifuncionais da rede pública de ensino e também como professora de Português como segunda língua para alunos surdos. Tem experiência na área de Ensino e aprendizagem de Línguas e Educação Especial/Inclusiva, principalmente com os seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna, educação a distância, alfabetização e letramento, leitura na perspectiva sociointeracionista, educação especial na perspectiva da educação inclusiva, educação de pessoas com deficiências e/ou necessidades específicas, formação de professores para a educação inclusiva e para o atendimento educacional especializado.
Debatedor: Samuel Carlos Melo
Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo - USP. Possui graduação em Letras - Hab. Português/ Literatura e mestrado em Letras, área de Estudos Literários, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Campus Três Lagoas. Atualmente é professor do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG, atuando no curso de Licenciatura em Letras (Campus Oeste/ UnU de Iporá) e no Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI - Campus Cora Coralina). É pesquisador dos Grupos de Pesquisa CNPq ÍCARO (UFPel), Estudos de Narratividade (UEMS) e Poéticas Moderna e Contemporânea (GPPMC - UNIR). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: poema narrativo, poesia brasileira, história da literatura e ensino de literatura.
Mostra de Produtos Educacionais Técnicos Tecnológicos desenvolvidos nos programas de Pós-graduação.
15/12/2023
16:30
Transmissão pelo canal oficial do PPGET/IFTM no YouTube
Convidados
Mediador(a): Bruno Pereira Garcês
Graduado em Química Industrial e Mestre em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Doutor em Química pelo Instituto de Química de São Carlos – IQSC/USP. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM Campus Uberaba. Tem experiência na área de Educação, Ensino de Ciências e Química atuando principalmente em projetos de metodologias de ensino, tecnologias digitais, desenvolvimento de soft skills e jogos didáticos. Um dos selecionados do programa "Professores para o Futuro" para capacitação pedagógica na Finlândia durante 5 meses nas áreas de Metodologias Colaborativas, Project-based Learning, Problem-based Learning, Inovação na Educação e Interação Empresa-Escola. Um dos 20 integrantes do Programa FiTT - Finnish Train the Trainers. Trabalho premiado quatro vezes no Congresso Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Química (2008, 2009, 2010, 2012). Possui experiência em gestão educacional, atuando na coordenação de cursos técnicos, coordenação de cursos superiores, coordenação geral de ensino e Diretoria de Ensino.
Apresentador de Trabalho: Cláudia Martins Carvalho Marques
PPGET/IFTM. Apresentação: "Memórias Históricas do Curso Normal: Brasil, Minas Gerais e Uberaba"
Apresentador de Trabalho: Danilo Bizinoto Borges
ProfEPT. Apresentação: "Que tal misturar e ver no que dá?"
Mediador(a): Jaqueline Maissiat
Possui graduação em Pedagogia - Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informática Educativa/Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Preside o Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação (NetEdu), participa do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas (TecPráfica Cefor/IFES); atua ainda como Professora Colaboradora no Mestrado em Ensino de Humanidades (Campus Vitória/IFES). Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância e da Sociedade Brasileira de Computação; tem experiência na área de Educação e Novas Tecnologias, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, educação superior, inovações, processo ensino e aprendizagem, mediação tecnológica, motivação, imagem.
Apresentador de Trabalho: Rosane de Brito Fernández Garcia
ProfEPT IFMS. Apresentação: "Matriz para Formação Integral (MAFI)".